Dieta inadequada pode levar a anemia na pós-menopausa

segunda-feira, 28 de março de 2011


Uma vida de alimentação errada pode resultar em anemia na fase pós-menopausa. Segundo a pesquisadora Cynthia A. Thomson, professora da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, “a ingestão inadequada de nutrientes é um fator de risco para anemia na população de mulheres mais velhas e uso de suplementos vitamínicos ou minerais não está associado a menores taxas de anemia".

A pesquisadora diz que o número de problemas de saúde, incluindo mortes, relacionados à anemia vem crescendo. “Em particular a deficiência de ferro, tem sido associada com a diminuição da capacidade de trabalho físico e da inatividade física, acidentes relacionados a quedas e internações, tornando esta uma preocupação importante cuidar da saúde no envelhecimento”, afirma Thomson.

Os cientistas analisaram dados de 72.833 mulheres obtidos no Observational Cohort of the Women's Health Initiative (WHI-OS). Através desses, os pesquisadores descobriram que as deficiências em um único nutriente foram associadas com um risco 21% maior de anemia persistente, enquanto três deficiências resultaram em um aumento de 44% em risco para a anemia persistente.

Para os autores da pesquisa, é necessário que a anemia seja identificada e tratada, já que pode ser sensível a fatores modificáveis e a adequação da dieta pode ajudar no combate a muitas doenças que vêm associadas à anemia. “Esforços adicionais para avaliar periodicamente as mulheres na pós-menopausa para identificação da anemia devem ser considerados e devem ser acompanhados de uma avaliação da ingestão dietética para determinar a adequação da ingestão de nutrientes associada à anemia, incluindo ferro vitamina B12 e ácido fólico”, completam.

Fonte: Edição virtual do Journal of American Dietetic Association, 25 de março de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fundação Hospitalar Dr. Carlindo Dantas - Hospital do Seridó | Desenvolvido por Gustavo Nóbrega ©2011